Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Travel is always a good idea

Travel is always a good idea

Berlim - Do Altes Museum ao Neues Museum

Quando pesquiso sobre uma cidade, umas das primeiras coisas que faço é pesquisar quais os museus que vou querer visitar e quais os mais importantes. Em Berlim essa tarefa foi fácil, a Ilha dos Museus identifica bem quais os cinco museus que a cidade dá mais realçe e de facto é uma correria que leva qualquer um à exaustão. O meu conselho e o melhor que pode fazer dada a localização central na cidade é distribuir os diversos museus e os que mais gostar pelos dias que estiver em Berlim. Não se tornará massivo estar um dia inteiro enfiado em museus, mas se o tempo não estiver bom é o melhor a fazer. E não faltará exposições para se entreter. Boa viagem ao passado !

 

altes  (1).JPG

 

O Museu Antigo / Altes Museum contruído em 1830 a mando do Karl Schinkel é um dos mais importantes edificios da era Neoclássica. E percebe-se isso à entrada quando vemos dezoito colunas em forma ornamental na frente do museu. O átrio magistral e a escadaria convidam a entrar e a conhecer uma coleção fantástica. No pórtico da entrada é possivel ler "Friedrich Wilhelm III dedicou o museu ao estudo das antiguidades e de todas as artes, 1828". E assim é até aos dias de hoje, atualmente o museu apresenta parte da exposição da Coleção de Antiguidades Clássicas e uma impressionante amostra da Coleção Numismática.

 

altes (2).JPG

 

A Coleção de Antiguidades Clássicas é conhecida pela sua expansão com mais de 350 anos e atualmente não é apresentada apenas no Museu Antigo mas também no Museu Novo apresentando a todos os visitantes arquelogia de Roma e do Chipre e com o coração da exposição no Museu de Pérgamo, sendo este o principal motivo pela qual o Museu Antigo é dedicado a antiguidades clássicas. Após uma restruturação das exposições em 2011, o piso principal apresenta um impressionante panorama da arte grega desde os primeiros centenários antes de cristo, com esculturas, vasos, objetos do quotidianos e joalharia. E a coleção é espetacular ! E com tanto para ver. 

 

altes (3).JPG

 

Após atravessar esta zona do museu podemos ver uma amostra da Coleção Numismática e embora o Museu do Bode seja o grande expositor destas coleções o Museu Antigo tem uma amostra de moedas impressionante. Pode ser visto coleções desde as primeiras moedas do século sete AC até às moedas do império romano. Mais de 1300 moedas são apresentadas ao público e bem enquadradas no museu. E eu pensar que me ia safar de ver moedas, uma vez que tinha excluído o Museu do Bode das minhas visitas a museus em Berlim, acabei mesmo por ver moedas. Mas e porque o museu é grande rapidamente fomos até à zona final do museu onde se encontra mais arqueologia romana e finalmente encontrámos os famosos retratos de César e da Cleópatra. 

 

altes (4).JPG

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE OS DOIS MUSEUS:

Preço: 10€ se for a cada museu em separado, 18€ para o bilhete de todos os museus da Ilha dos Museus. 

Horário: terça a domingo (10h – 18h), quinta-feira (10h - 20h). Fechado à segunda-feira. 

Estações de metro próximas: Friedrichstraße

 

neues  (1).JPG

 

A abertura do Museu Novo / Neues Museum marca um ponto de viragem na arte, design e tecnologia do século XIX, desenhado pelo Friedrich Stuler e construído entre 1843 e 1855, sofreu vários ataques durante a Segunda Guerra Mundial e só durante a década de 1980 foram tomadas medidas para proteger a estrutura do museu. Em 2003 todo o museu sofreu uma remodelação tendo todos os interiores e fachadas sido preservados, as marcas da guerra não foram disfarçadas mas incorporadas na própria restauração. No fundo essa remodelação é visível para os visitantes mas com o extra de todas salas estarem limpas e modernizadas.

 

neues  (2).JPG

 

neues  (2a).JPG

 

O museu reabre novamente em 2009 e as suas duas coleções tornaram-se permanentes dada a sua importância, podemos ver então no Museu Novo: o Museu de Arte Egípcia e Papiros e ainda o Museu da Pré-história e alguns objetos da Coleção de Antiguidades Clássicas. Todas estas exposições pretendem com a sua diversidade traçar o desenvolvimento desde as culturas pré-históricas até aos dias de hoje. 

 

neues  (3).JPG

 

O Museu de Arte Egípcia e Papiros apresenta uma extensa galeria que revela o desenvolvimento e mudanças que ocorreram ao longo dos milénios na cultura egípcia. A exposição começa com a história da coleção deste museu, expondo quadros de vários reis, realçando todo o passado alemão e ilustrando a forma como a escultura evoluiu e progrediu como expressão artística. Nesta exposição podemos ver desde túmulos e as suas inscrições a esculturas de várias partes do globo, incluindo o famoso busto da deusa Nefertiti. O tour termina numa livraria de antiquidades onde são guardados papiros com textos e rascunhos com milhares de anos. 

 

neues  (4).JPG

 

O Museu da Pré-História apresenta um expólio arqueológico de descobertas de toda a Europa e zonas da Ásia, que nos leva a conhecer a história dessas regiões desde a Pré-história até à Idade média. E ainda se pode ver mais artefactos da mesmo coleção do Museu de Pérgamo, da Coleção das Antiguidades Clássicas. Tudo começa com algumas pinturas de cenas mitológicas, seguem-se várias peças e artefactos de Tróia e das redondezas, depois passamos por uma zona com várias arqueologia romana, artefactos da cultura cristã ao longo dos séculos e muitos outros objectos que nos levam à época Neandertal, Idade do Bronze e culturas pré romanas. Por fim a zona do museu que gostei mais: o museu deixou os mesmos gabinetes onde guarda algumas obras de arte e artefactos que expõe desde que abriu, à cerca de 150 anos. 

 

neues  (4).JPG

 

Boa visita !

  

Booking.com

 

Entre na Rubrica: Museus e outros... e continue a sua viagem :) 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Sou o Ricardo Costa

28 anos

Optometrista em Full-time

Viajante em Part-time

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Reservar hotel ?

Booking.com

Alugar carro ?

Por onde andei ?

ALEMANHA







FRANÇA















INGLATERRA



ITÁLIA









MÓNACO



PORTUGAL





VATICANO



SUIÇA




RUBRICAS



Comentários recentes

  • Rita

    Desses locais já só me falta o Cap D'Ail antes de ...

  • Serrão

    Obrigado eu pela partilha destas viagens e por nos...

  • Ricardo Costa

    Olá! Visitar a Riviera Francesa foi espetacular e ...

  • Serrão

    A Riviera Francesa é mesmo magnífica. Um cruzeiro ...

  • Ricardo Costa

    E tenho para mim que todos os que vivem em Cannes,...

Follow me on Instagram

subscrever feeds

Mais sobre mim

foto do autor